Musk interrompe planos de criar partido nos EUA, diz “WSJ”
Elon Musk decide interromper a criação do Partido América para priorizar suas empresas e evitar conflitos com líderes republicanos. A mudança de foco ocorre enquanto ele considera apoiar J.D. Vance na corrida presidencial de 2028.
Elon Musk, empresário por trás da Tesla, X e SpaceX, desistiu de criar um partido político nos EUA, segundo o The Wall Street Journal.
Na terça-feira (19.ago.2025), Musk anunciou a aliados que prefere focar em suas empresas e teme alienar republicanos influentes.
Em julho, ele havia declarado que formaria o Partido América, visando eleitores insatisfeitos com os partidos tradicionais, Democrata e Republicano.
Agora, Musk está buscando manter laços com o vice-presidente J.D. Vance, potencial herdeiro do movimento Maga (Make America Great Again). Ele acredita que a criação do partido afetará negativamente essa relação.
Além disso, ele está considerando apoiar Vance caso este decida candidatar-se à Presidência em 2028.
Apesar de ter investido US$ 300 milhões em apoio a Trump e outros candidatos, aliados afirmam que Musk não descartou completamente a ideia do partido e pode reconsiderar conforme as eleições de meio de mandato se aproximem.
Entretanto, uma reunião agendada para o final de julho com especialistas em campanhas políticas foi cancelada, pois Musk optou por priorizar a administração de seus negócios.