Nº de senadores pró-impeachment de Moraes vai a 40, diz site
Quarenta senadores se manifestam a favor do impeachment do ministro Alexandre de Moraes, enquanto a oposição busca aumentar a pressão após sanções dos EUA. A decisão sobre o pedido cabe ao presidente do Senado, que precisa de 2/3 dos votos para proceder com a destituição.
Dados de votação compilados por “votossenadores.com.br” e Poder360 revelam que 40 senadores são a favor do impeachment do ministro do STF, Alexandre de Moraes. Outros 19 são contra e 22 não têm posição definida.
Na lista dos indefinidos estão os senadores Eliziane Gama (PSD-MA), Giordano (MDB-SP), Renan Calheiros (MDB-AL) e Zenaide Maia (PSD-RN). Contudo, o Poder360 apurou que eles são contra o impeachment.
A decisão sobre seguir um pedido de impeachment cabe ao presidente do Senado. Para confirmar a destituição, são necessários votos de 2/3 do plenário.
Notavelmente, o senador Ciro Nogueira (PP-PI), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), consta como “indefinido”, apesar de ter sido ministro da Casa Civil no governo Bolsonaro.
A oposição intensifica a pressão sobre Moraes após sua situação ser afetada pela Lei Magnitsky, que o impede de realizar transações com instituições bancárias dos EUA.