Na China, Lula diz que irá a enterro de Pepe Mujica
Lula lamenta a morte de Pepe Mujica e destaca sua importância para a democracia e a esquerda latino-americana. O ex-presidente uruguaio será velado em Montevidéu após complicações de saúde decorrentes de câncer.
Presidente Lula confirma presença no enterro de Pepe Mujica
O ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, faleceu nesta terça-feira (13.mai.2025) aos 89 anos.
Lula, atualmente na China, retornará a Brasília na quarta-feira (14.mai) e planeja comparecer ao velório.
Mujica lutava contra um câncer de esôfago e estava sob cuidados paliativos. O diagnóstico ocorreu em exames de rotina e ele iniciou tratamento com radioterapia.
O velório acontecerá no Salão dos Passos Perdidos do Palácio Legislativo em Montevidéu, após um cortejo que sairá da Torre Ejecutiva por volta das 10h.
Lula destacou a importância de Mujica para a democracia e a esquerda, afirmando que “nunca conheceu alguém com sua grandeza” e que é essencial se despedir de referências como ele.
A amizade entre Lula e Mujica cresceu ao longo dos anos, especialmente em relação a valores como justiça social e colaboração entre países da América Latina.
O último encontro ocorreu em março de 2025, durante a posse do presidente Yamandú Orsi no Uruguai. Lula expressou que já suspeitava que seria a última vez que veria Mujica.
Mujica era casado com Lucía Topolansky, com quem se conheceu na década de 1960, quando ambos integraram o grupo guerrilheiro Tupamaros. O casal não teve filhos.