HOME FEEDBACK

Na China, Lula diz que irá a enterro de Pepe Mujica

Lula viajará a Montevidéu para prestar últimas homenagens a Pepe Mujica, destacado líder progressista da América Latina. A cerimônia de velório será realizada na quarta-feira, seguindo um cortejo a partir da sede da presidência uruguaia.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou presença no enterro do ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, que faleceu aos 89 anos nesta 3ª feira (13.mai.2025).

Mujica lutava contra um câncer de esôfago e estava sob cuidados paliativos. O diagnóstico foi feito em exames de rotina e o tratamento incluía radioterapia.

O velório ocorrerá na 4ª feira (14.mai), no Palácio Legislativo, em Montevidéu, após cortejo com início às 10h da Torre Ejecutiva.

Em declarações a jornalistas em Pequim, Lula destacou a importância de Mujica para a democracia e os movimentos progressistas, afirmando que era um ser humano “muito, muito importante”.

A amizade entre Lula e Mujica cresceu ao longo dos anos, compartilhando valores como justiça social e demonstração da colaboração latino-americana. O último encontro foi em março, na posse do presidente Yamandú Orsi.

Mujica era casado com Lucía Topolansky, com quem se uniu em 2005, mas o casal não teve filhos.

Leia mais em poder360