Na prática, tarifaço atinge 35% das exportações aos EUA, diz Alckmin
Alckmin destaca que 35,9% das exportações brasileiras serão impactadas pelo tarifaço dos EUA. O vice-presidente enfatiza a urgência nas negociações e a disposição do presidente Lula para dialogar.
Vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou que o impacto do tarifaço dos Estados Unidos afetará 35,9% das exportações brasileiras. As declarações foram feitas no programa “Mais Você” da TV Globo.
Alckmin explicou que 45% das exportações para os EUA estão isentas do tarifaço, e 20% não sofrerão alterações devido à aplicação global das tarifas.
O vice-presidente destacou que o presidente Lula determinou a continuidade das negociações, afirmando que "a negociação não terminou, ela começa hoje". Ele vê potencial para novas exceções ou reduções nas tarifas.
Alckmin ressaltou que Lula está disposto a intervir pessoalmente nas negociações, desde que haja organização prévia e boa vontade do lado americano. "A conversa será ontem", disse, enfatizando a urgência do tema.
Ele também se referiu à reunião de Lula com ministros do STF, onde o presidente prestou contas sobre as negociações e garantiu a independência dos Poderes.
Alckmin informou que o plano de contingência para setores afetados está "praticamente pronto" e que nenhum setor prejudicado ficará desassistido.