Na Rússia, Janja visita biblioteca e centro de mídia do Brics+
Janja Lula da Silva visita Moscou e destaca interesse russo pelo idioma português. A primeira-dama também participa de agendas focadas em educação e cultura, além de eventos commemorativos.
Janja Lula da Silva, primeira-dama do Brasil, visitou a Biblioteca de Língua Estrangeira em Moscou no dia 4 de maio de 2025.
Na ocasião, ela conheceu professores brasileiros de Português e de Relações Internacionais na Rússia, destacando o crescente interesse dos russos em aprender a língua portuguesa.
Janja também visitou a Praça Vermelha e o Kremlin, onde sentiu o orgulho do povo russo pelas comemorações do 80º aniversário do Dia da Vitória, que celebra a derrota do nazismo na 2ª Guerra Mundial.
Ela enfatizou a importância de preservar a memória histórica para construir um futuro de paz e fraternidade.
Atualmente, a Rússia enfrenta uma guerra com a Ucrânia, e a situação geopolítica é tensa. Recentemente, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, assinou um acordo com os EUA para fornecer acesso a minerais estratégicos em troca de apoio militar.
Janja viajou para a Rússia quatro dias antes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem agenda oficial na região e participará da cerimônia do Dia da Vitória.
- Janja terá compromissos com a comunidade brasileira na Rússia.
- Participará de evento na Universidade HSE sobre a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
- Visitara locais históricos como o Teatro Bolshoi e o Museu Hermitage.
- Fará uma breve visita à São Petersburgo para se encontrar com professores e alunos.
A partir de 8 de maio, acompanhará o presidente Lula em eventos oficiais.