HOME FEEDBACK

Nada que o Canadá disser hoje mudará as tarifas, diz Trump

Trump mantém tarifas de 25% ao Canadá e critica negociações comerciais. O primeiro-ministro canadense questiona a confiança em novas propostas dos EUA após a imposição de taxas.

Donald Trump, presidente dos EUA, afirmou que nada que o Canadá dissesse alteraria as tarifas de 25% impostas ao país. A declaração foi feita durante encontro com o premiê canadense, Mark Carney, na Casa Branca.

Trump reiterou que "é como as coisas são" ao ser questionado sobre mudanças nas tarifas. Ele também propôs renegociar o acordo EUA-México-Canadá (USMCA), ressaltando a importância do livre comércio entre as nações.

Carney, por sua vez, afirmou que o USMCA precisa de mudanças e que as tarifas atuais se aproveitam de brechas no acordo. Ele expressou receio sobre a confiança em um novo acordo comercial proposto pelos EUA.

Trump tem afirmado que vários países buscam acordos com os EUA. Porém, nesta terça, ele se queixou das perguntas sobre quantos acordos seriam assinados, destacando que "não precisamos" de mais acordos e que os países é que desejam negociar.

A partir de 2 de abril, os EUA impuseram sobretaxas a cerca de 60 países, mas voltaram atrás, aplicando apenas 10% a todos, exceto à China, cujos produtos têm tarifas de até 245% para alguns itens.

O Canadá enfrenta tarifas de 25% sobre muitos produtos, como automóveis, aço e alumínio, e aplicou tarifas recíprocas de 25% sobre US$ 30 bilhões de produtos americanos, incluindo suco de laranja e cerveja.

Além disso, o Canadá impôs tarifas em produtos de aço e alumínio que somam um total de US$ 29,8 bilhões.

Leia mais em folha