Não existe a chance de impeachment de Moraes, diz Ciro Nogueira
Ciro Nogueira afirma que o impeachment de Moraes não avançará no Senado, destacando a falta de apoio necessário e a decisão final do presidente do Senado. Davi Alcolumbre já se posicionou contra pautar pedidos de impeachment.
Presidente do PP, Ciro Nogueira, afirma que pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes não avançará no Senado.
Em entrevista à GloboNews, Nogueira destacou que não é atribuição dos senadores decidir sobre o impeachment, mas sim do presidente do Congresso, Davi Alcolumbre.
Alcolumbre já declarou que, mesmo com 80 senadores a favor, não pautará o processo. “É necessário 54 votos para aprovação do impeachment, e essa maioria não existe atualmente”, afirmou Nogueira.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, informou que não aceitará os pedidos de impeachment após reunião com lideranças partidárias.
Importante destacar que apenas o presidente do Senado decide se um pedido de impeachment será pautado. Mesmo com ampla maioria, se ele for contra, o processo pode ser barrado.
Se aceito, o pedido passa por uma comissão especial e uma votação no plenário, onde são necessários 41 votos para aprovação. Já o julgamento final exige dois terços da Casa (54 votos).
Qualquer cidadão pode solicitar o impeachment de um ministro do STF. Clique aqui para acompanhar os pedidos já protocolados.