‘Não existe futuro para uma empresa de petróleo sem exploração’, diz Chambriard
Magda Chambriard defende a exploração de petróleo na Foz do Amazonas, ressaltando a estrutura de segurança instalada para minimizar riscos ambientais. Em meio a críticas, ela reafirma a importância de novas reservas para garantir o futuro da Petrobras.
Presidência da Petrobras: Magda Chambriard completa um ano na liderança
Exploração na Foz do Amazonas: Chambriard discute a viabilidade da produção de petróleo na bacia, com grande potencial para repor reservas da Petrobras. Porém, a região é vista como sensível por ambientalistas.
Preparação para Emergências: A companhia afirma ter o "maior plano de emergência individual" para explorar em águas profundas e ultraprofundas, com estrutura no Pará e Amapá.
Licença do Ibama: Chambriard expressa confiança na concessão, embora reconheça que o tempo depende de vistorias do órgão ambiental.
Comentários Polêmicos: A presidente usou a expressão “Let’s drill, baby” durante palestra nos EUA, referindo-se ao desenvolvimento do Amapá e não à flexibilização de regras.
Novo Marco de Licenciamento: Chambriard afirma que o novo marco, com um “fast track” para licenciamento, está em tramitação e será acompanhado.
Exploração Internacional: A Petrobras planeja investir tanto em exploração no Brasil quanto na margem atlântica africana devido à necessidade de repor reservas.
Participação em Leilões: A Petrobras está atenta aos leilões de petróleo e tem interesse nas áreas que podem ser licitadas pela ANP.
Venda de Ativos: A Petrobras tentou vender o Polo Bahia, mas não obteve sucesso. A presidente não planeja estatizar a Braskem, buscando sim um crescimento sustentável da empresa.