HOME FEEDBACK

Não há discussão no governo sobre mudar meta fiscal de 2026, diz secretário

Gustavo Guimarães descarta mudanças nas metas fiscais e destaca foco nas discussões sobre a Lei Orçamentária Anual e o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias. A Junta de Execução Orçamentária deve se reunir em breve para debater a LOA e o PLDO de 2026.

Gustavo Guimarães, secretário-executivo do Ministério do Planejamento, anunciou nesta terça-feira, 1º de abril, que não há discussões no governo sobre a alteração da meta fiscal para o próximo ano.

Ele explicou que, devido ao atraso na aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) pelo Congresso, a equipe econômica está focada tanto nos números da LOA – que ainda espera sanção presidencial – quanto no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2026.

Guimarães afirmou: “Não tem essa discussão (sobre meta fiscal). A gente nem teve a JEO ainda do PLDO de 2026”.

A Junta de Execução Orçamentária (JEO), que inclui os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Esther Dweck (Gestão e Inovação) e Rui Costa (Casa Civil), deve se reunir esta semana, com a pauta centrada na LOA e no PLDO.

A meta fiscal de 2025 foi estabelecida com a sanção da LDO do ano anterior, fixando um resultado primário neutro, com um intervalo de tolerância de 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB).

Leia mais em infomoney