Não há vencedores em uma guerra tarifária, diz Xi Jinping após acordo com Trump
Xi Jinping destaca a importância da estabilidade global e critica a hegemonia em discurso no Fórum China-Celac. A declaração ocorre após acordo entre China e Estados Unidos para redução de tarifas em meio à guerra comercial.
Xi Jinping, presidente da China, declarou que “não há vencedores em guerras tarifárias” em sua primeira fala pública após um acordo com os EUA.
A declaração ocorreu no Fórum ministerial China-Celac, em Pequim, onde pediu aos países da América Latina e do Caribe que promovam estabilidade e paz. O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Embora não tenha mencionado Donald Trump ou os EUA, Jinping enviou uma mensagem implícita sobre “intimidação e hegemonismo” levando ao auto-isolamento.
Recentemente, enviados comerciais de ambos os países chegaram a um acordo na Suíça para reduzir tarifas: produtos chineses passaram de 145% para 30%, e americanos, de 125% para 10%.
O Palácio do Planalto considera o acordo positivo, pois sinaliza entendimento entre os EUA e principais alvos de tarifas. Contudo, conselheiros de Lula alertam que o acordo pode ser revertido a qualquer momento devido à volatilidade de Trump.
*Com informações do Estadão Conteúdo