HOME FEEDBACK

Não sou obrigado a comprar dólar para negociar com outros países, diz Lula

Lula reafirma interesse do Brics em moeda alternativa ao dólar e critica tarifas de Trump. O presidente brasileiro responde às ameaças dos Estados Unidos destacando a autonomia nas negociações comerciais entre os países do bloco.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou na 5ª feira (10.jul.2025) que não é obrigado a comprar dólar para negociar com os países do Brics.

Ele reafirmou o interesse do bloco em criar uma moeda alternativa à norte-americana para o comércio internacional.

A declaração segue o anúncio do presidente dos EUA, Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, justificando que isso poderia estar relacionado à possível desdolarização das negociações entre os integrantes do Brics.

Na 3ª feira (8.jul), Trump já havia ameaçado taxar os países do bloco em 10%.

Lula comentou: “A carta dele não é mais dura do que algumas coisas que ele já tinha falado. Ele disse que, se criarmos uma moeda, vai punir os países. Temos interesse em criar uma moeda para comércio com países como Venezuela, Bolívia e Chile.”

Com tom irônico, Lula afirmou que Trump pareceu preocupado com a reunião do Brics e brincou sobre convidá-lo para o bloco: “Possivelmente, ele deve ter ficado preocupado. No G20, os Brics têm 10 países participando. Um dia, vou chamá-lo para participar dos Brics.”

Leia mais em poder360