HOME FEEDBACK

“Não tememos nenhuma investigação”, diz Gilmar sobre Fórum de Lisboa

Gilmar Mendes defende a transparência do 13º Fórum de Lisboa e desqualifica investigações do deputado André Ventura. Em resposta a acusações, o ministro destaca a participação de diversas correntes políticas no evento.

Gilmar Mendes, ministro do STF, afirmou não temer investigações sobre o 13º Fórum de Lisboa, conhecido como “Gilmarpalooza”, realizado em Lisboa.

As declarações vieram em resposta ao deputado português André Ventura, líder do partido Chega, que anunciou uma apuração de “milhares de denúncias” sobre o evento.

Em resposta, Gilmar defendeu a transparência do fórum e reiterou seu desacordo com as acusações, associando-as à polarização política no Brasil.

O deputado Ventura mencionou, em publicação no X, uma investigação sobre a “influência, patrimônio e rede de interesses” de Gilmar em Portugal.

Gilmar ressaltou receber participantes “de todos os quadrantes políticos” e sugeriu que as críticas são motivadas por interesses eleitorais.

Ele comentou isso após participar de uma mesa sobre reforma administrativa ao lado de outras autoridades.

O 13º Fórum de Lisboa, tradicionalmente organizado por Gilmar, terá como tema em 2025: “O mundo em transformação – Direito, democracia e sustentabilidade na era inteligente”.

Entre as entidades organizadoras do fórum estão:

  • Autoridades judiciais
  • Instituições acadêmicas
  • Entidades de promoção dos direitos
Leia mais em poder360