Nasa antecipa volta de astronautas “presos” em Estação Espacial
A Nasa adianta o retorno de astronautas da ISS para aproveitar boas condições climáticas. A alteração ocorre após avaliação conjunta com a SpaceX e visa evitar complicações meteorológicas esperadas para os próximos dias.
A Nasa anunciou que os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams retornarão à Terra antes do previsto, na 3ª feira (18.mar), após 9 meses na ISS (Estação Espacial Internacional).
A antecipação foi decidida após reunião com a SpaceX, visando aproveitar as boas condições meteorológicas na Flórida e evitar uma possível piora do clima.
Segundo a Nasa, o novo cronograma permite que a tripulação finalize suas atividades e oferece flexibilidade antes da mudança nas condições climáticas. Wilmore e Williams chegaram à ISS em junho, e deveriam estar de volta após 10 dias, mas problemas técnicos atrasaram o retorno.
No período na estação, realizaram pesquisas científicas e manutenção de rotina. A cápsula que os buscará de volta foi lançada na 6ª feira (14.mar) e chegou à ISS no domingo (16.mar).
Além de Wilmore e Williams, também retornarão o astronauta Nick Hague e o cosmonauta russo Aleksandr Gorbunov.