HOME FEEDBACK

Nasa desvenda mistério sobre fim da água em Marte

Pesquisa da NASA revela que a pulverização catódica, decorrente da interação com tempestades solares, foi crucial para a perda de água em Marte. Estudo fornece novas evidências sobre a evolução atmosférica do planeta vermelho.

A NASA divulgou uma nova pesquisa que responde ao mistério da perda de água em Marte.

A análise aponta que a pulverização catódica, resultado da interação de partículas elétricas com a atmosfera, foi a principal causa da perda de água, ocorrendo há bilhões de anos durante intensa atividade solar.

Inicialmente, Marte perdeu seu campo magnético, tornando-se vulnerável aos ventos e tempestades solares. Isso levou à degradação da atmosfera, tornando a água líquida instável na superfície e permitindo que escapasse para o espaço.

Após uma década de investigações da missão Maven, os cientistas observaram diretamente a pulverização catódica. Durante o estudo, foram encontradas evidências ao analisar isótopos de argônio na atmosfera marciana.

Utilizando três instrumentos na espaçonave Maven, a equipe criou um novo mapa que relaciona o argônio pulverizado ao vento solar. Os dados mostraram que a pulverização catódica ocorre quatro vezes mais frequentemente do que se pensava e se intensifica durante tempestades solares.

Os resultados foram publicados na revista Science Advances, contribuindo para o entendimento da evolução atmosférica de Marte e suas implicações para a presença de água.

Publicado por Sarah Paula
*Reportagem produzida com auxílio de IA

Leia mais em jovem-pan
IA