HOME FEEDBACK

Nasa e SpaceX lançam foguete para trazer de volta astronautas

A missão Crew-10 da SpaceX será crucial para o retorno seguro de Butch Wilmore e Suni Williams à Terra. Após meses na ISS, os astronautas veteranos estão prontos para voltar, mas com intervenções políticas complicando a situação.

Nasa e SpaceX irão realizar a contagem regressiva para o lançamento de um foguete tripulado nesta sexta-feira (14.mar.2025), com a missão de trazer de volta os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams, que estão na ISS há 9 meses.

A lançamento da tripulação Crew-10, inicialmente programado para 12.mar, foi adiado devido a um problema nos sistemas de solo do foguete.

A nova decolagem está agendada para 20h03 (horário de Brasília) de 14.mar, com chegada na ISS prevista para o sábado (15.mar) à noite.

Wilmore e Williams, veteranos da Nasa, foram os primeiros a testar a espaçonave Starliner da Boeing, mas problemas de propulsão atrasaram sua missão.

A Nasa optou por trazê-los de volta em uma cápsula da SpaceX, evitando possíveis riscos da Starliner.

A situação ganhou conotação política, com acusações de Donald Trump e Elon Musk sugerindo que Joe Biden manteve os astronautas na ISS por motivos políticos.

Wilmore afirmou que a política não influenciou a decisão da Nasa e destacou a importância de estar preparado para imprevistos na exploração espacial.

A dupla tem realizado pesquisas e manutenção na ISS, permanecendo segura. A intervenção de Trump e Musk nas operações da Nasa foi considerada incomum.

Com a chegada da Crew-10, Wilmore, Williams e outros astronautas, incluindo Nick Hague e o cosmonauta russo Aleksandr Gorbunov, poderão retornar à Terra em uma cápsula acoplada desde setembro, parte da missão Crew-9.

A Nasa informou que Wilmore e Williams devem aguardar a chegada da nova equipe para garantir a manutenção da ISS.

Leia mais em poder360