Natura faz reestruturação para simplificar operações. Presidente vai para o conselho
Mudança na estrutura busca simplificar operações e aumentar a eficiência, após queda acentuada nas ações da empresa. A incorporação da holding à Natura Cosméticos precisa da aprovação dos acionistas em assembleia marcada para abril.
Natura anunciou a incorporação da holding Natura&Co pela Natura Cosméticos para simplificar operações e gerar eficiência na distribuição de dividendos.
O comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) ocorre após uma queda de até 28% nas ações da empresa, que fechou o quarto trimestre de 2024 com prejuízo de R$ 438,5 milhões.
Analistas indicam que o desempenho teve impacto devido ao aumento dos custos operacionais e gastos com a Avon International, em recuperação judicial (Chapter 11) nos EUA.
Fábio Barbosa, atual CEO, deixará a função executiva e será nomeado presidente do Conselho de Administração da Natura Cosméticos. Os fundadores Luiz Seabra, Guilherme Leal e Pedro Passos permanecerão no colegiado.
As mudanças precisam de aprovação em Assembleia Geral Ordinária em 25 de abril e aval da CVM para que as ações sejam listadas no Novo Mercado da B3, com maior governança.
João Paulo Ferreira seguirá como CEO da Natura Cosméticos e irá ao novo Conselho de Administração. Silvia Vilas Boas permanecerá como CFO e será Diretora de Relações com Investidores.
Guilherme Castellan e Carla Schmitzberger deixarão a empresa e o Conselho, respectivamente.
A Natura também seguirá explorando alternativas estratégicas para a Avon Internacional, incluindo uma potencial venda.