Navio da BYD chega a SC com 7.292 carros elétricos; assista
Navio da montadora BYD traz o maior carregamento de veículos elétricos já registrado no Brasil, com previsão de desembarque em cinco dias. A operação marca um novo capítulo para o Porto de Itajaí, sinalizando sua recuperação e relevância no comércio.
Navio da BYD chega ao Porto de Itajaí
Um navio da BYD atracou em Itajaí, SC, na 4ª feira (28.mai.2025), transportando 7.292 carros elétricos. Esta é a maior operação de veículos da história do Brasil.
O superintendente do porto, João Paulo Tavares Bastos, anunciou que a operação de desembarque acontece 24h por dia pelos próximos 5 dias, mobilizando cerca de 130 caminhões-cegonha e mais de 500 profissionais.
Bastos destacou que a chegada do navio representa um sinal da retomada do porto, agora federalizado, e gera empregos e tributação para a prefeitura.
O vice-presidente da BYD no Brasil, Alexandre Baldy, confirmou que a produção em Camaçari começará em 26 de junho. Isso ocorre após denúncias do MPT-BA contra a montadora e duas empreiteiras por condições análogas à escravidão.
A fábrica em Camaçari, comprada por R$ 287,81 milhões, será o maior polo industrial da BYD fora da China, com investimento total de R$ 3 bilhões e capacidade de até 150 mil veículos por ano.