Negociação sobre a Ucrânia só avançará com envolvimento de Putin e Trump, diz Rubio
Marco Rubio destaca a importância do envolvimento direto de Putin e Trump nas negociações da guerra na Ucrânia. Além disso, ele revela que Washington planeja emitir isenções iniciais às sanções impostas à Síria.
Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou que apenas a interação direta entre Vladimir Putin e Donald Trump pode avançar nas negociações sobre a guerra na Ucrânia.
Hoje, após a Rússia enviar uma equipe de segunda linha para as negociações na Turquia, Rubio anunciou que viajará amanhã para Istambul em reuniões com o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan, e com uma delegação ucraniana.
Rubio demonstrou ceticismo, dizendo que não espera grandes avanços nas negociações, reiterando declarações de Trump: “Nada vai acontecer até que Putin e eu nos encontremos”.
Além disso, Putin não irá à Turquia, embora tenha sido um dos propositores da reunião. Recentemente, Trump anunciou que todas as sanções contra a Síria serão suspensas, e Rubio confirmou isenções iniciais sobre as sanções legais.
Ele destacou que os EUA estão empenhados em garantir um futuro pacífico para a Síria, que passou por uma guerra civil de 13 anos.