HOME FEEDBACK

Negociações do FMI com a Argentina para um novo empréstimo avançam

FMI confirma progresso nas negociações para novo empréstimo à Argentina. O Congresso argentino já aprovou as condições para a nova assistência financeira, que poderá ajudar a estabilizar a economia do país.

Negociações com a Argentina para um novo empréstimo estão “avançadas”, informa o Fundo Monetário Internacional (FMI) após reunião interna.

Fontes do FMI revelaram que as conversas sobre um novo programa de auxílio estão em andamento, envolvendo frequentes negociações entre a equipe técnica e o conselho de administração.

Congresso argentino recentemente autorizou o governo de Javier Milei a buscar um novo empréstimo, que se somará aos 44 bilhões de dólares devidos desde 2018. O valor do novo aporte ainda não foi divulgada.

  • O novo empréstimo será reembolsado em 10 anos, com 4 anos e meio de carência.
  • Recursos serão usados para quitar dívidas com o Banco Central e obrigações do programa de 2022 do FMI.

A Argentina precisa de recursos para fortalecer suas reservas em um clima de instabilidade nos mercados e crescente intervenção do Banco Central.

Milei implementa um ajuste draconiano para combater a inflação e equilibrar as contas públicas. Embora a inflação tenha diminuído de 211% para 118% em um ano, a economia ainda encolheu 1,8% em 2024, com o consumo em queda por 14 meses consecutivos.

Leia mais em o-globo