HOME FEEDBACK

Negociações sobre cessar-fogo na Ucrânia começarão domingo, na Arábia Saudita, diz enviado de Trump

Negociações para cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia começam em Jidá. Delegação americana, liderada por Marco Rubio, busca um acordo de 30 dias para interromper a guerra.

Conversas de cessar-fogo na guerra entre Rússia e Ucrânia começam no domingo em Jidá, Arábia Saudita, segundo o enviado especial do presidente Donald Trump, Steve Witkoff.

Durante uma entrevista à Fox News, após uma conversa telefônica de 90 minutos entre Trump e o presidente russo, Vladimir Putin, Witkoff anunciou a liderança da delegação americana por Marco Rubio, secretário de Estado, e Mike Waltz, conselheiro de Segurança Nacional.

A proposta de trégua, de 30 dias, envolve "energia e infraestrutura em geral" e alvos no Mar Negro. Witkoff acredita que "os russos concordaram" e está esperançoso quanto à aceitação dos ucranianos.

Entretanto, a Ucrânia acusou a Rússia de rejeitar a proposta de cessar-fogo, reportando novos ataques à infraestrutura civil, mesmo após Moscou iniciar uma pausa nos ataques à rede de energia.

Washington pressiona por um cessar-fogo total de 30 dias como um primeiro passo para uma solução mais ampla da guerra, que já dura três anos.

Na conversa, Putin insistiu que qualquer acordo depende da interrupção da ajuda militar dos aliados à Ucrânia. O Kremlin afirmou que Putin ordenou uma pausa nos ataques à rede de energia ucraniana por 30 dias.

Witkoff elogiou Putin pelo progresso na busca por um acordo de paz e acredita que "há uma distância relativamente curta para um cessar-fogo total a partir daí".

Leia mais em exame