HOME FEEDBACK

Negociador comercial da China vai aos EUA e poderá se reunir com delegação comercial americana

Negociações informais marcam a visita de Li Chenggang a Washington, onde a China e os EUA buscam estabelecer novas estratégias comerciais. A reunião ocorre em meio a dúvidas sobre a permanência da trégua tarifária vigente entre as duas potências.

Li Chenggang, negociador comercial da China, viajará a Washington esta semana para se reunir com autoridades dos Estados Unidos.

O objetivo é explorar um caminho além da atual trégua tarifária.

O porta-voz do governo americano revelou que Li, representante de comércio internacional da China, poderá se encontrar com autoridades de nível adjunto, mas a visita não faz parte de uma sessão formal de negociação.

Uma fonte do governo dos EUA informou que não há reunião planejada entre Li e o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, e que a viagem não foi solicitada pelo lado americano.

A fonte ainda destacou que Washington não considera Li como o principal interlocutor para futuras negociações, função que cabe ao vice-primeiro-ministro He Lifeng e ao secretário do Tesouro Scott Bessent.

Ambos os países estão atentos ao futuro das tarifas, depois que concordaram em estender a trégua tarifária em 11 de agosto, mantendo taxas de 30% sobre importações chinesas e 10% sobre produtos americanos.

A extensão foi negociada no final de julho em Estocolmo, numa reunião que teve a participação de He, Bessent, Li e Greer.

Leia mais em valoreconomico