HOME FEEDBACK

Nelson Jobim defende retomar o diálogo e “retirar o ódio da política”

Nelson Jobim defende a importância do diálogo para superar o ódio na política e enfrentar os desafios globais atuais. Em evento em Brasília, ele destaca a necessidade de um novo modelo de regulação das relações internacionais pós-1946.

Nelson Jobim, ex-presidente do STF e ex-ministro da Justiça e da Defesa, defendeu a necessidade de “retomar o diálogo” e “retirar o ódio da política”.

A declaração ocorreu durante o evento “Democracia 40 anos: Conquistas, Dívidas e Desafios”, organizado pela Fundação Astrojildo Pereira, em Brasília, no dia 15 de março de 2025.

Jobim apontou que o momento atual é de “esgotamento e desaparecimento” da ordem mundial pós-2ª Guerra Mundial (1939-1945). Ele destacou a responsabilidade de construir um novo modelo de relações internacionais.

O ex-ministro ressaltou que Brasil e América do Sul devem participar deste processo, pois “esses desenhos surgem dos entendimentos e diálogos sucessivos”.

Por fim, enfatizou que o ódio inviabiliza o diálogo e é essencial reestabelecer posições dos democratas para construir um futuro com liberdade e instituições fortes.

Leia mais em poder360