Nenhum país pode receber retaliação por causa de uma pessoa, diz Zema
Zema defende a soberania do Brasil e critica a retórica de sanções dos EUA. Em sua fala, o governador ressaltou a importância de priorizar a nação acima de interesses individuais.
Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, afirmou nesta 2ª feira (11.ago.2025) que “nenhum país pode receber retaliação por causa de uma pessoa”.
As declarações foram feitas durante o 24º Congresso Brasileiro do Agronegócio em São Paulo, em resposta a questionamento sobre o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e sanções dos EUA contra autoridades brasileiras. Zema não especificou a pessoa mencionada.
Na quarta-feira (6.ago), o presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), impôs tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, alegando “caça às bruxas” contra Jair Bolsonaro (PL). Além disso, o ministro do STF, Alexandre de Moraes, foi sancionado pela Lei Magnitsky.
O governador manifestou esperança de que os EUA “retaliem aqueles que criticam o país, e não a nação inteira”.
Zema criticou a resposta do governo Lula (PT) às tarifas dos EUA, destacando que o país está “extremamente lento” na reação. Ele sugeriu que, se fosse presidente, teria ido diretamente aos EUA para evitar o aumento das tarifas.
O governador também confirmou sua intenção de visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro em Brasília, pedindo autorização judicial para o encontro, uma vez que Bolsonaro está em prisão domiciliar.
O evento contou com a presença de autoridades como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, além de especialistas do setor produtivo.