Netanyahu diz que ação americana ‘muda a história’ do Oriente Médio e elogia Trump: ‘Primeiro a força, depois a paz’
Netanyahu considera ataque americano um marco histórico e agradece a Trump pela ação. O primeiro-ministro destaca a importância da força para alcançar a paz na região.
Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, elogiou a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de bombardear instalações nucleares iranianas neste sábado (21).
Netanyahu afirmou que a ação “vai mudar a história” e destacou que os EUA realizaram o que “nenhum outro país no mundo pôde fazer”. Ele considerou o ataque uma virada histórica que pode levar o Oriente Médio a um futuro de prosperidade e paz.
“Eu, o povo de Israel e as forças da civilização agradecemos ao presidente Trump. Nós dizemos sempre: paz pela força”, declarou o premiê.
Trump anunciou o sucesso da operação, que atingiu três instalações nucleares iranianas: Fordow, Natanz e Isfahan. O alvo principal foi Fordow. Em sua plataforma Truth Social, Trump afirmou: “AGORA É TEMPO PARA A PAZ”.
A ofensiva americana ocorre em meio à escalada do conflito entre Israel e Irã, que já dura mais de uma semana, marcando o envolvimento direto dos EUA na crise, que antes era liderada por Israel. O governo iraniano ainda não se manifestou sobre os ataques.