HOME FEEDBACK

Netanyahu diz que ‘aparentemente’ Israel matou líder do Hamas, e diz que controlará Gaza para encerrar guerra

Netanyahu confirma possível morte de líder do Hamas e destaca planos para controle da Faixa de Gaza. O premiê também aborda a distribuição de ajuda humanitária e a segurança de Israel em meio à crescente pressão internacional.

PM de Israel, Benjamin Netanyahu, confirma morte de líder do Hamas

Durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (21), Netanyahu afirmou que Muhammad Sinwar, líder do Hamas, “aparentemente” foi morto em operação israelense na semana passada.

No evento, sua primeira coletiva desde dezembro, ele reafirmou o compromisso de derrotar o Hamas e controlar a Faixa de Gaza para encerrar a guerra.

Ajuda humanitária será distribuída em fases, em parceria com os EUA. O objetivo é garantir que alimentos alcancem crianças sem passar pelo Hamas. Os moradores serão realocados para o norte de Gaza, mas detalhes do processo não foram dados.

Netanyahu enfrenta pressão crescente para permitir a entrada de ajuda humanitária e um cessar-fogo. O presidente dos EUA, Donald Trump, expressou “frustração” e ameaçou retirar apoio a Israel.

Netanyahu está aberto a um cessar-fogo temporário, desde que seja seguro para Israel, o que inclui o desarmamento da Faixa de Gaza e a libertação de reféns.

Ele revelou que 20 reféns ainda estão vivos e 38 foram mortos pelo Hamas. Além disso, Netanyahu reiterou que um plano “muito organizado” está em andamento para os objetivos de guerra em Gaza.

Por fim, ressaltou que a prevenção de uma crise humanitária é crucial para receber ajuda de “bons amigos”, especialmente dos EUA.

Com informações da AFP

Leia mais em jovem-pan