Netanyahu diz que autorizará acesso de mais jornalistas internacionais a Gaza
O primeiro-ministro anunciou o envio de convites a mais jornalistas internacionais para cobrir a situação em Gaza. A medida ocorre em meio a críticas sobre a censura e a segurança da imprensa na região em conflito.
Primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, anunciou no domingo (10) que autorizou o acesso de mais jornalistas internacionais à Faixa de Gaza.
Durante uma coletiva de imprensa, Netanyahu afirmou: "Decidimos e demos a ordem aos militares para convidar jornalistas estrangeiros, muitos."
Ele reconheceu a necessidade de segurança e disse que a diretriz foi dada há dois dias, sem fornecer detalhes adicionais.
Atualmente, a imprensa internacional enfrenta restrições severas para atuar na região. Desde o início da guerra com o Hamas, após o ataque de 7 de outubro de 2023, somente alguns meios de comunicação podem operar sob censura militar rigorosa.
Além disso, a ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) relatou que cerca de 200 jornalistas morreram em 20 meses de conflito, com pelo menos 45 deles enquanto trabalhavam.
A RSF acusa as autoridades israelenses de impor um "bloqueio midiático" e controlar rigorosamente a informação em Gaza.