Netanyahu diz que Estados Unidos e Israel buscam países para receber a população de Gaza
Netanyahu busca países dispostos a receber palestinos da Gaza; Trump destaca cooperação regional. A proposta surge em meio a discussões sobre uma trégua de 60 dias na região.
Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciou que está “perto de encontrar vários países” para acolher palestinos que queiram deixar a Faixa de Gaza.
Essa declaração foi feita em um jantar na Casa Branca com o presidente dos EUA, Donald Trump, que destacou a "grande cooperação" nesse processo.
Durante o evento, ambos discutiram um acordo de trégua de 60 dias em Gaza, impulsionado pelo governo dos EUA.
Em resposta a uma pergunta sobre a proposta de realocar habitantes de Gaza, Netanyahu afirmou: “Se as pessoas quiserem ficar, podem ficar, mas se quiserem ir, devem poder fazê-lo”.
Netanyahu acrescentou: “Estamos trabalhando muito de perto com os Estados Unidos para encontrar países dispostos a dar aos palestinos um futuro melhor.”
Trump ressaltou a “grande cooperação por parte dos países vizinhos” de Israel, afirmando que “algo bom acontecerá”.
Apesar disso, a proposta de Trump de assumir o controle da Faixa de Gaza e realocar seus habitantes foi rejeitada por países árabes, que a consideram limpeza étnica e ameaçam a futura criação de um Estado palestino.
Com informações da EFE