Netanyahu diz que Israel irá dominar toda Faixa de Gaza antes de 'ataque sem precedentes'
Netanyahu reafirma planos de controle total da Faixa de Gaza, destacando a necessidade de um ataque decisivo. Enquanto isso, a fome atinge milhões de civis na região, complicando o apoio internacional a Israel.
Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou nesta segunda-feira (19) que sua intenção é assumir o controle total da Faixa de Gaza antes de um “ataque sem precedentes”.
No vídeo compartilhado no Telegram, Netanyahu destacou que o exército israelense está avançando para esse controle. Ele afirmou: “Não vamos desistir, mas precisamos agir de uma maneira que não possa ser interrompida”.
O premiê também mencionou que “imagens de fome” em Gaza prejudicaram seus objetivos e afastaram os “principais amigos de Israel”, que recuaram no suporte ao país devido ao boicote de ajuda humanitária na região.
Segundo Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, dois milhões de pessoas estão passando fome na Faixa de Gaza, enquanto toneladas de alimentos estão bloqueadas na fronteira.
Netanyahu não especificou os “amigos” mencionados, mas é entendido como uma referência aos Estados Unidos, que não apoiaram acordos recentes com países árabes do Oriente Médio.
Além disso, o porta-voz do exército israelense, Avichay Adraee, pediu que moradores do sul de Gaza evacuem imediatamente antes do “ataque sem precedentes”, que terá como alvo as infraestruturas do Hamas.