Netanyahu diz que retomará negociações de cessar-fogo e avançará com tomada de Cidade de Gaza
Banco de reservas e intensificação de ataques marcam nova fase do conflito. Negociações com o Hamas buscam retorno de reféns e cessar-fogo.
Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, anunciou nesta quinta-feira (21) que dará aprovação final para a tomada da Cidade de Gaza. Ele reafirmou a intenção de reiniciar negociações com o Hamas visando o retorno dos reféns restantes e o fim da guerra sob os termos de Israel.
A operação militar em Gaza pode ter início dentro de dias, após a reunião com altos funcionários de segurança de Netanyahu. O Hamas mencionou que aceitou uma proposta de cessar-fogo de mediadores árabes que, se aceita por Israel, poderia evitar a ofensiva.
O exército israelense está convocando 60.000 reservistas e estendendo o serviço de mais 20.000. Além disso, os militares estão incentivando oficiais médicos e organizações internacionais a evacuarem para o sul antes da ação ampliada.
Nesta quinta-feira, ataques israelenses resultaram na morte de pelo menos 36 palestinos em Gaza. Especialistas alertam para uma fome iminente, já que a guerra causou a morte de dezenas de milhares de pessoas até agora.
Com informações do Estadão Conteúdo e The Associated Press
Publicado por Fernando Dias