Netanyahu diz ter indicado Trump ao Nobel da Paz
Netanyahu elogia Trump por esforços em prol da paz e destaca a importância da indicação ao Nobel. A carta enviada ao Comitê do Nobel ressalta as contribuições do presidente americano na normalização de relações no Oriente Médio.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciou que indicou Donald Trump ao Prêmio Nobel da Paz. A informação foi divulgada pela Casa Branca na noite de 2ª feira (7.jul.2025).
Durante um encontro, Netanyahu afirmou que Trump está “construindo a paz” em várias regiões e que a indicação “é bem merecida”.
Atualmente, o Nobel conta com 338 candidatos para o prêmio de 2025, e o resultado será anunciado em 10 de dezembro.
Não está claro se a indicação feita por Netanyahu é válida para este ano, pois o prazo para nomeações foi até 31 de janeiro.
No vídeo disponibilizado pela Casa Branca, Netanyahu entrega a Trump uma cópia da carta de indicação. Trump demonstrou surpresa e sinceridade ao agradecê-lo.
A carta destaca que Trump tem “dedicação inabalável e excepcional à promoção da paz” e ressalta sua importância nos Acordos de Abraão, que estabeleceram relações diplomáticas entre Israel e países árabes como Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Marrocos.
Netanyahu finaliza afirmando que poucos líderes alcançaram tanto em tão pouco tempo, tornando Trump “merecedor do Prêmio Nobel da Paz”.