HOME FEEDBACK

Netanyahu sugere que Israel está perto de avançar em negociações sobre Gaza

Netanyahu destaca a prioridade na libertação de reféns em meio a negociações com o Hamas. Proposta de trégua de 60 dias é discutida, mas sem anúncios oficiais concretos até o momento.

Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, indicou na segunda-feira, 26, que progressos nas negociações indiretas com o Hamas para um cessar-fogo e a libertação de reféns podem ser anunciados em breve.

Em um vídeo nas redes sociais, Netanyahu afirmou que libertar os reféns é a maior prioridade, declarando: "Espero, realmente espero, que possamos anunciar algo sobre isso".

Após a repercussão na imprensa, uma fonte do gabinete do primeiro-ministro esclareceu que ele não se referia a um anúncio específico para hoje ou amanhã, mas reafirmou o compromisso de Israel na libertação dos reféns.

A mãe de um dos reféns, Einav Zangauker, criticou as declarações de Netanyahu, chamando-as de "terrorismo psicológico" contra as famílias.

Relatos conflitantes sobre as negociações surgiram, mas nenhuma das partes fez um anúncio oficial até agora. Uma fonte palestina informou que Hamas e Israel receberam uma nova proposta dos Estados Unidos para uma trégua com mais de dois meses na Faixa de Gaza.

A proposta inclui:

  • Cessar-fogo de 60 dias e libertação de dez reféns israelenses vivos em dois lotes;
  • Hamas propôs um cessar-fogo de 70 dias com a libertação de dez prisioneiros, sendo cinco vivos e cinco mortos, também em dois lotes.
Leia mais em exame