HOME FEEDBACK

New York Times fecha acordo com Amazon para treinar IA com reportagem

Acordo inédito permitirá que a Amazon use conteúdo do New York Times para treinar seus modelos de inteligência artificial. O jornal busca proteger seus direitos autorais, enquanto lidam com processos judiciais contra outras empresas de tecnologia.

O New York Times fechou um acordo com a Amazon para licenciar parte de seu conteúdo editorial, permitindo o uso de reportagens para treinar modelos de IA.

O contrato inclui resumos e trechos curtos de reportagens e receitas culinárias, aplicáveis a produtos como alto-falantes com Alexa. Os termos financeiros não foram divulgados.

Este acordo surge enquanto o New York Times enfrenta processos judiciais contra a OpenAI e a Microsoft, acusadas de "violação massiva de direitos autorais". O jornal pede bilhões em indenização.

A CEO, Meredith Kopit Levien, afirmou que o contrato está alinhado com o princípio de que jornalismo de qualidade deve ser remunerado.

As ações do New York Times subiram mais de 3% na manhã de quinta-feira, com um acúmulo de 8% no ano, superando o desempenho médio do mercado.

Preocupações com o uso não autorizado de conteúdos por modelos de IA generativa estão crescendo entre empresas de mídia. A Amazon investiu US$ 8 bilhões na startup Anthropic e está desenvolvendo produtos baseados em IA, como a nova versão do assistente Alexa Plus.

Outros grupos de mídia, como News Corp, Axel Springer e Financial Times, também firmaram acordos de licenciamento com a OpenAI, resultando em dezenas de milhões em receitas.

A OpenAI afirmou que o processo do Times é “sem fundamento” e que as questões de direitos autorais são um desafio crescente para empresas que usam informação da internet.

Leia mais em folha