HOME FEEDBACK

Nikolas diz que processará Lula por associá-lo ao crime organizado

Nikolas Ferreira anuncia processo contra Lula por difamação após comentários do presidente sobre suposta defesa do crime organizado. O congressista considera as declarações uma "mentira torpe, criminosa e irresponsável".

Nikolas Ferreira (PL-MG) anunciou que vai processar Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por difamação nesta 6ª feira (29.ago.2025).

O deputado fez o anúncio nas redes sociais após Lula sugerir que um deputado defende o crime organizado em entrevista à Rádio Itatiaia.

Apesar de não mencionar Nikolas diretamente, Lula falava sobre um megaesquema de infiltração do PCC (Primeiro Comando da Capital) no setor financeiro.

Nikolas chamou a declaração de “uma mentira torpe, criminosa e irresponsável”.

A Receita Federal, em parceria com a Polícia Federal e forças estaduais, revelou o esquema, indicando que uma “onda de fake news” sobre a taxação do Pix facilitou a lavagem de dinheiro pelo PCC.

Em 15 de janeiro, o governo Lula havia revogado uma norma que monitorava transferências acima de R$ 5.000 no Pix. Nikolas fez um vídeo contrário à medida, que viralizou.

A instrução normativa vigorou por apenas 15 dias e foi retirada após ser associada à criação de um tributo sobre o Pix.

Após o escândalo do PCC, o governo reativou as regras de fiscalização das fintechs. Lula afirmou: “Tem um deputado que fez uma campanha contra as mudanças... e agora está provado que o que ele estava fazendo era defender o crime organizado.”

Nikolas está reunindo declarações para acionar judicialmente quem, segundo ele, espalhou acusações falsas contra sua atuação política.

Leia mais em poder360