Ninguém determinou que o dólar é a moeda padrão, diz Lula
Lula defende moeda unificada para o Brics e critica o domínio do dólar nas transações internacionais. Declarações vêm em meio a tensões comerciais com os Estados Unidos e resistência de alguns países do bloco.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, em 2ª feira (7.jul.2025), que não houve uma determinação internacional para que o dólar seja a moeda padrão de negociação global.
Ele defendeu uma moeda unificada para o comércio entre os países do Brics, argumentando que a decisão deve ser discutida entre os Bancos Centrais dos países envolvidos.
Lula criticou as políticas de Donald Trump, que ameaçou impor tarifas de 10% sobre produtos dos países do Brics e taxar em 100% caso o bloco criasse uma moeda própria.
A proposta de uma moeda do Brics enfrenta resistências dentro do bloco, especialmente da Índia, enquanto Rússia e a presidente do NBD, Dilma Rousseff, apoiam a iniciativa.
Lula destacou que as relações comerciais não precisam depender do dólar, podendo variar conforme os parceiros, citando exemplos como Argentina, China, Índia e Europa.