‘Ninguém está desafiando Trump como o presidente do Brasil’, diz The New York Times
Lula criticou as tarifas impostas por Trump e reafirmou a autonomia do Brasil nas negociações. O presidente destacou sua preocupação com as consequências, mas assegurou que o país não aceitará subserviência.
Entrevista de Lula ao The New York Times
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu uma entrevista ao The New York Times publicada em 30 de agosto, onde discutiu a nova tarifa de 50% imposta aos produtos brasileiros pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Lula afirmou que o Brasil está lidando com a situação com seriedade, mas sem se submeter a pressões externas. "Seriedade não exige subserviência", disse ele.
A nova tarifa entrará em vigor em 1º de agosto. Esta é a primeira entrevista de Lula ao jornal em 13 anos, com o objetivo de expressar sua frustração com Trump.
O presidente brasileiro criticou Trump, afirmando que ele estaria violando a soberania nacional ao tentar interferir no Judiciário, especificamente no julgamento de Jair Bolsonaro por tentativa de golpe.
Para Lula, a postura do Brasil nas negociações permanecerá firme. "Em nenhum momento o Brasil negociará como se fosse um país pequeno contra um país grande", destacou.
Apesar da preocupação com as consequências das tarifas, Lula afirmou que isso não causa "medo" no governo.