HOME FEEDBACK

No G-7, Lula terá reuniões com líderes da Ucrânia, do Canadá e a da Alemanha

Lula participa da Cúpula do G7 no Canadá com encontros bilaterais agendados, incluindo um com o presidente da Ucrânia. O foco dos discursos do presidente brasileiro será em segurança energética e questões globais, mantendo um tom neutro.

Encontros bilaterais: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participará da Cúpula do G7 no Canadá, onde terá reuniões com o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, e representantes do Canadá e Alemanha.

Lula chega a Calgary no dia 16 de outubro, às 22h (de Brasília). Os compromissos iniciam na terça-feira, 17, pela manhã, com a tradicional foto de família e duas interações na reunião.

O presidente brasileiro deve abordar temas como segurança energética e aproveitar a COP30 para reforçar suas posições, sem nomear outros líderes ou adotar um tom elevado.

Reuniões planejadas: Já está confirmada uma reunião com Zelenski, a segunda entre ambos. Lula também recebeu pedidos para encontros com o primeiro-ministro canadense, Mark Carney, e o chanceler alemão, Friedrich Merz.

Entretanto, não estão previstas reuniões com o presidente dos EUA, Donald Trump, que busca avançar em acordos comerciais durante a cúpula.

Lula deve embarcar com uma delegação pequena, acompanhada apenas pelo ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira.

Leia mais em estadao