No Vietnã, Lula diz que Bolsonaro ‘sabe que fez as bobagens de que está sendo acusado’
Lula reafirma que anistia não é prioridade no Congresso e critica defesa de Bolsonaro. Durante coletiva, presidente destaca que ex-chefe do Executivo deveria se defender em vez de buscar absolvição.
Lula critica anistia para Bolsonaro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar a busca do ex-chefe do executivo, Jair Bolsonaro (PL), por anistia pelos ataques de 8 de janeiro de 2023 em Brasília.
Durante uma coletiva no Vietnã, Lula se mostrou impressionado com a defesa de Bolsonaro pedindo anistia em vez de absolvição, afirmando que o ex-presidente sabe das suas irregularidades.
No julgamento desta semana, o Supremo Tribunal Federal (STF) tornou réus Bolsonaro e mais sete aliados, onde a defesa alega que ele não teve participação nos atos golpistas.
Lula disse que a anistia não é prioridade e que não discutiu o tema com líderes do Congresso, Hugo Motta e Davi Alcolumbre. "Tem muita coisa mais importante para discutir”, afirmou.
Os réus no STF além de Bolsonaro incluem:
- Walter Braga Netto
- Augusto Heleno
- Alexandre Ramagem
- Anderson Torres
- Almir Garnier
- Paulo Sérgio Nogueira
- Mauro Cid
A denúncia foi recebida nesta quarta-feira, e o STF avaliará mais 26 pessoas até maio.
Bolsonaro ainda discursa sobre um projeto de lei de anistia, que, segundo o Placar da Anistia do Estadão, conta com 191 votos favoráveis entre 421 deputados consultados.
Lula encerrou sua viagem destacando a intenção de dizer que o intercâmbio comercial entre Brasil e Vietnã pode ser triplicado, além de criticar o protecionismo ao comércio global.
Publicado por Luisa Cardoso
Com informações do Estadão Conteúdo