Nomeado durante crise no INSS, novo ministro da Previdência diz que trabalho será 'árduo'
Wolney Queiroz assume Ministério da Previdência e promete honrar confiança de Lula. A mudança ocorre após investigações sobre fraudes em aposentadorias e pensões do INSS, que culminaram na saída de Carlos Lupi.
Wolney Queiroz foi escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar o cargo de Ministro da Previdência, após a saída de Carlos Lupi em meio a investigações sobre fraudes no INSS.
No vídeo divulgado, ele afirmou que sua tarefa será árdua, mas que pretende “honrar a confiança” do presidente, do PDT e dos aposentados.
A nomeação ocorreu um dia após Lupi pedir demissão, nove dias após a operação da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU) que revelou desvios bilionários.
Wolney, ex-deputado federal pelo PDT de Pernambuco, já foi o número dois da Previdência. Ele planeja se reunir com Jorge Messias, ministro da Advocacia-Geral da União, e conversou com o novo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior.
A saída de Lupi já era prevista e ajuda a evitar conflitos com o PDT, que busca mais espaço no governo e enfrenta divisões sobre apoiar Lula nas eleições de 2026.
Durante as eleições de 2022, Wolney foi uma das principais vozes do PDT a apoiar Lula desde o primeiro turno.