HOME FEEDBACK

Nos EUA, chefe do CDC contesta demissão e afirma que seguirá no cargo

A diretora do CDC, Susan Monarez, nega sua demissão e afirma que permanece no cargo. Advogados contestam a validade da notificação recebida e criticam o uso da saúde pública como arma política.

Demitida ou não? A diretora dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), Susan Monarez, contestou sua demissão e afirma que não renunciará ao cargo.

O site do CDC já indica a posição de diretor como vaga, mas advogados de Monarez afirmam que ela permanece no cargo.

Mark Zaid, advogado de Monarez, declarou que ela “não renunciou nem foi demitida” e que apenas o presidente pode demiti-la, invalidando a notificação recebida. Eles também acusam o secretário de Saúde, Robert Kennedy Jr., de politizar a saúde pública após Monarez se recusar a apoiar diretrizes que considera “não científicas e irresponsáveis”.

Em comunicado, o HHS afirmou que Monarez “não é mais diretora do CDC” e expressou confiança na equipe do CDC em proteger a população americana.

A Casa Branca justificou a demissão afirmando que Monarez não estava “alinhada” com a agenda do presidente Donald Trump e, ao se recusar a renunciar, foi afastada, segundo o porta-voz Kush Desai.

Com informações da Associated Press

Leia mais em infomoney