Nossa Suprema Corte não está dando a mínima ao Trump, diz Lula
Lula afirma que declarações de Trump não afetam o STF e defende a atuação da Corte no caso Bolsonaro. Ministros, porém, demonstram descontentamento com a condução do processo pelo magistrado Alexandre de Moraes.
Presidente Lula afirma que declarações de Trump não afetam decisão do STF.
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) não será influenciada por comentários do ex-presidente dos EUA, Donald Trump.
Trump mencionou o caso de Jair Bolsonaro (PL), réu no STF, como motivo para impor tarifas a produtos brasileiros. Lula reforçou: “A nossa Suprema Corte não está dando a mínima para o que fala Trump.”
No entanto, o clima no STF é tenso. A condução do caso por Alexandre de Moraes gerou descontentamento entre alguns ministros. Moraes decidiu colocar Bolsonaro em prisão domiciliar no dia 4 de agosto.
Apesar das declarações de Lula, os integrantes do STF avaliam que as sanções da Lei Magnitsky estão em discussão, responsabilizando Moraes por essa situação.
Trump também defendeu Bolsonaro, criticando o Brasil por promover uma “caça às bruxas” e pediu que o deixassem “em paz”.
Lula ainda afirmou que as acusações contra Bolsonaro não são invenções: “Não é a oposição que está acusando, mas os militares e pessoas que trabalharam com ele.”