Nova fase de operação da PF que investiga desvio no INSS mira Conafer
Polícia Federal realiza buscas em operação que investiga desvios em aposentadorias do INSS. Conafer é uma das entidades implicadas, com 28 condenações e enormes suspeitas de fraudes.
Operação Sem Desconto: A PF cumpriu, nesta 4ª feira (14.mai.2025), 2 mandados de busca e apreensão no âmbito de investigação sobre descontos indevidos em aposentadorias e pensões do INSS.
Os mandados foram autorizados pela 10ª Vara Federal do DF e realizados em Presidente Prudente, SP. Os alvos estão ligados à Conafer, uma das entidades investigadas pela PF.
O suposto líder do esquema é o empresário Carlos Roberto Ferreira Lopes, envolvido com empresas de gado e mineração.
A nova fase investiga Cícero Marcelino de Souza Santos e sua esposa, Ingrid Pikinskeni Morais Santos, suspeitos de adquirirem veículos de luxo com recursos desviados.
Em 7 dias, a Conafer recebeu 28 condenações da Justiça, obrigando a devolução de valores descontados irregularmente. Em 17 casos, não houve defesa da Conafer.
A operação, deflagrada em 23/abr/2025, cumpriu 211 mandados de busca e 6 de prisão temporária. Foram identificadas irregularidades em 29 entidades analisadas pela CGU.
O governo apurou que muitas dessas entidades não tinham autorização para realizar descontos; 70% não entregaram a documentação exigida.
Seis pessoas foram afastadas, incluindo o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.