Nova liderança no Fed seria útil, diz presidente da Câmara dos EUA
Mike Johnson sugere que uma nova liderança no Fed poderia ser benéfica, mas expressa dúvidas sobre a autoridade de Trump para demitir Jerome Powell. Enquanto isso, Trump reafirma suas críticas à política monetária e não descarta a possibilidade de uma mudança no comando do banco central.
Presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Mike Johnson, afirmou que uma nova liderança no Federal Reserve (Fed) seria benéfica.
Johnson expressou dúvida sobre a autoridade do presidente Donald Trump para demitir o chair Jerome Powell. Ele comentou, segundo o Wall Street Journal: "Acredito que uma nova liderança seria útil no Fed".
Trump, nesta quarta-feira, afirmou que não planeja demitir Powell, mas não descartou a possibilidade, mencionando uma investigação sobre um projeto de reforma da sede do Fed, avaliado em US$ 2,5 bilhões.
Ele reiterou críticas a Powell por não reduzir a taxa de juros e planeja buscar um substituto nos próximos meses, já que o mandato de Powell termina em maio de 2026.
Questionado sobre a demissão de Powell, Trump disse: “Não descarto nada, mas acho que é altamente improvável, a menos que ele tenha que sair por fraude”.