HOME FEEDBACK

Nova regra para data centers deve atrair R$ 2 trilhões em 10 anos

Governo busca atrair investimentos para data centers com nova política que promete transformar o setor no Brasil. Encontros com grandes empresas de tecnologia nos EUA visam fortalecer as bases para a implementação das medidas até junho de 2025.

Governo Federal lançará a política nacional para atração de data centers no Brasil em 2025, com potencial de atrair R$ 2 trilhões em investimentos na próxima década.

No dia 2 de maio de 2025, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estará nos Estados Unidos para se reunir com investidores e big techs do Vale do Silício, incluindo Nvidia e Amazon.

O texto da política já está avançado e deverá ser lançado por Luiz Inácio Lula da Silva até junho. As medidas incluirão incentivos fiscais e segurança jurídica para data centers, visando atrair investimentos

O principal objetivo é impulsionar as cadeias produtivas e diminuir a carga tributária, já que 85% dos custos dos data centers são com tecnologia da informação, que atualmente sofrem com altos impostos.

Moreira Lima destacou que o Brasil possui vantagens estratégicas, como uma matriz energética limpa e estabilidade econômica. Concorrentes como México, Chile e Índia não têm as mesmas condições de investimento claros.

A política é uma das 25 prioridades do governo entre 2025 e 2026 e está sendo discutida no Poder Legislativo com o PL 3018/2024, que estabelece um Marco Legal para os data centers. Uma audiência pública para discutir a proposta será realizada em maio.

Leia mais em poder360