Novas tarifas dos EUA devem entrar em vigor a partir de 1º de agosto aos países sem acordos
Estados Unidos impõem tarifas a parceiros comerciais a partir de agosto, com alvos específicos para negociação. O presidente Trump destaca a penalização de países alinhados ao Brics, intensificando a pressão nas tratativas comerciais.
Governo dos EUA aplicará tarifas a parceiros comerciais sem acordos a partir de 1º de agosto, segundo o secretário do Tesouro, Scott Bessent.
As tarifas podem ser elevadas, como anunciado pelo presidente Donald Trump em 2 de abril, antes da suspensão para negociações até 9 de julho.
Trump promete uma tarifa adicional de 10% a países que se alinharem com o Brics, que expressou preocupação com tarifas unilaterais.
O Brics é composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e foi ampliado recentemente para 11 países, representando quase metade da população mundial.
Trump confirmou que começará a enviar cartas sobre tarifas e acordos a partir de 7 de julho. Ele declarou que acredita que a maioria dos países estará pronta até 9 de julho.
O secretário de Comércio, Howard Lutnick, confirmou que as tarifas entrarão em vigor como anunciado. Até agora, Reino Unido e Vietnã são os únicos que concluíram acordos comerciais com os EUA.
Bessent mencionou que o governo está próximo de vários acordos, mas não especificou quais. A União Europeia, segundo ele, está fazendo progresso nas negociações.
Bessent enfatizou que não se trata de ameaças, mas sim de "pressão máxima" para que os países avancem nas negociações.
Com informações da AFP