HOME FEEDBACK

Novas tarifas dos EUA poderão impactar inflação mundial e brasileira, diz Tebet

Ministra destaca preocupação com novas tarifas de importação dos EUA e seu impacto na inflação. Ela ressalta a necessidade de harmonização das políticas fiscal e monetária para enfrentar os desafios econômicos atuais.

Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento, alertou sobre o impacto das novas tarifas de importação dos EUA na inflação mundial e brasileira. Ela destacou a “grande responsabilidade” do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Em uma cerimônia pelos 60 anos do Banco Central em Brasília, Tebet enfatizou a necessidade de “harmonizar” políticas fiscal e monetária, e de rever alguns gastos tributários.

Desde julho, o Copom do BC aumentou a taxa básica de juros de 10,5% para 14,25%. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulou 5,06% nos últimos 12 meses, acima da meta de 3%.

Tebet acredita que o Brasil está “rumando para o caminho certo”, mas é preciso combater a inflação. Se tudo ocorrer bem, ela prevê uma diminuição dos preços dos alimentos em 60 dias, o que pode permitir ao Copom cortar os juros no segundo semestre.

Ela ressaltou a necessidade do BC em aumentar os juros quando necessário, mas destacou a importância do equilíbrio em um país desigual. Por fim, Tebet mencionou que a estabilidade da moeda e dos preços é um grande desafio para a autoridade monetária.

Leia mais em valoreconomico