Novo aciona TCU contra post de Gleisi sobre “empréstimo de Lula”
Partido acusa Gleisi Hoffmann de usar publicidade institucional para promover Lula em vídeo do governo. Novo pede providências ao TCU para evitar a continuidade dessa prática considerada irregular.
O partido Novo apresentou, nesta 2ª feira (24.mar.2025), uma representação ao TCU (Tribunal de Contas da União) contra a ministra Gleisi Hoffmann, acusando-a de promoção pessoal do presidente Lula em um vídeo institucional.
A alegação é que Gleisi violou o princípio da impessoalidade ao referir-se ao novo programa de crédito consignado como “empréstimo do Lula”. A líder do Novo, Adriana Ventura, destacou que a publicidade deve servir ao interesse público, não a promoção de autoridades.
Na representação, o partido solicita que o presidente do TCU, Vital do Rêgo, proíba novas divulgações que usem a expressão “empréstimo do Lula”.
O novo modelo de crédito consignado permite o desconto das parcelas diretamente da folha de pagamento. Os beneficiários incluem funcionários públicos e do INSS, com até 35% do salário para as parcelas e a possibilidade de usar até 10% do saldo do FGTS como garantia.
A iniciativa, chamada "Crédito do Trabalhador", pode beneficiar 47 milhões de empregados do setor privado. Após o lançamento em 21.mar, foram feitas 15.098.810 simulações de empréstimo.