Novo CEO da Nissan diz que precisa de parceiros e está aberto a retomar conversas com a Honda
Novo CEO da Nissan destaca a importância de parcerias estratégicas para impulsionar inovação e enfrentar desafios na indústria automobilística. Ivan Espinosa planeja acelerar o desenvolvimento de veículos elétricos e modernizar a linha de produtos da montadora.
Novo CEO da Nissan, Ivan Espinosa, está aberto a parcerias com a Honda e outras montadoras, visando a inovação na indústria de carros inteligentes.
Espinosa, que assume o cargo em 1º de abril, destacou a necessidade de colaborações para enfrentar os desafios da indústria, especialmente em relação a veículos elétricos e renovação da linha de carros.
A Nissan enfrenta um cenário crítico, com previsão de terceira perda líquida anual e vendas em queda. As negociações com a Honda falharam sob a liderança do ex-CEO, Makoto Uchida.
Espinosa ressaltou a importância de buscar sinergias para desenvolver tecnologia de motorização e baterias. Além disso, mencionou o interesse da fabricante taiwanesa de iPhones, Foxconn, em adquirir participação da Renault na Nissan.
O novo CEO reconheceu falhas no passado em acelerar o desenvolvimento de produtos e planeja reduzir o tempo de desenvolvimento de 52 para 30 meses.
A Nissan lançará novos modelos e versões renovadas nos próximos dois anos fiscais, incluindo:
- Nova versão do Sedã compacta Sentra na América do Norte.
- Novo Leaf com carregamento compatível com supercarregadores Tesla.
- Micra elétrico na Europa, reintroduzido após sua suspensão em 2010.
- Vans multifuncionais e SUV compactos na Índia até 2026.
Espinosa, formado em engenharia mecânica, liderou iniciativas de produtos para Nissan e Infiniti. Enfrenta desafios como eletrificação, conectividade e tecnologias autônomas, reconhecendo uma "crise de moral" interna e a necessidade de transformação profunda.