Novo consignado tem mais de 29 milhões de simulações de empréstimo em dois dias
Governo apresenta nova linha de crédito consignado com grande procura pelos trabalhadores. As simulações superam 29 milhões, e o ministro Luiz Marinho recomenda cautela na escolha das propostas.
Nova linha de crédito consignado do governo Lula já registrou 29,3 milhões de simulações e 2,9 milhões de solicitações desde seu lançamento em 21 de outubro.
Os dados são do Ministério do Trabalho e Emprego e indicam que 6.683 contratos foram firmados.
Esse modelo permite que trabalhadores formais solicitem empréstimos com juros mais baixos, utilizando o FGTS como garantia.
A adesão deve ser feita pelo aplicativo CTPS Digital, na aba Crédito ao Trabalhador. O acesso à plataforma cresceu 12 vezes em dois dias, em relação à média semanal dos últimos três meses.
Luiz Marinho, ministro do Trabalho, recomenda que os interessados "não tenham pressa" e aguardem 24 horas para receber propostas das instituições financeiras.
Descontos das parcelas ocorrerão na folha de pagamento, respeitando a margem de 35% do salário, com autorização para acesso a dados pessoais segundo a LGPD.
A partir de 25 de abril, quem já tem empréstimo poderá migrar para o novo modelo. A portabilidade para outro banco estará disponível a partir de 6 de junho. Atualmente, mais de 80 instituições estão autorizadas para operar o consignado.