Novo grupo de 103 deportados dos Estados Unidos chega ao Brasil
Grupo de deportados é recebido com apoio humanizado e logístico pelo governo brasileiro. A operação visa facilitar a reintegração dos repatriados e garantir assistência a quem necessita.
Brasil recebe 103 deportados dos EUA
No último sábado, um grupo de 103 brasileiros deportados dos Estados Unidos chegou ao Aeroporto Internacional de Fortaleza. Destes, três possuem pendências com a Justiça e foram custodiados pela Polícia Federal.
Do total, 76 repatriados, sendo 90 homens e 13 mulheres, seguiram para o Aeroporto Internacional de Confins em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e outras pastas, como Saúde e Justiça, garantiram um acolhimento humanizado aos repatriados. O objetivo da operação é oferecer:
- Apoio logístico para deslocamento às cidades de origem
- Contato com familiares
- Abrigo temporário, quando necessário
A recepção incluiu entrega de kits de higiene, alimentação, apoio psicossocial e orientações para acesso a serviços públicos, como Suas e SUS.
Grupos em situação de vulnerabilidade, como idosos e população LGBTQIA+, recebem acompanhamento especializado.
Entre fevereiro e maio, o Brasil recebeu 783 deportados, principalmente dos EUA. Em janeiro, um grupo desembarcou em Manaus algemado, devido a problemas técnicos com o voo que deveria seguir para Confins. Este impasse foi resolvido com a intervenção do governo brasileiro que não aceitou a condição imposta pelos americanos.